2 de fevereiro de 2013

Receita-Muffins de Banana para a volta ás aulas!



Quando as férias acabam, normalmente é sinal de um pouco de tristeza. Mas o bom é comprar material e voltar a ver seus amigos e parar de ficar morgando no sofá/computador o dia inteiro! Então que tal deixar essa época do ano na qual você volta à escola um pouco mais feliz com um muffin de banana?

Confesso que essa receita foi um achado, é bem fácil de fazer e o resultado é delicioso! O muffin fica bem macio e nada enjoativo, com um gosto muito bom, que não é muito "embananado" nem "farinhado" ou algo assim. Dá para comer no café da manhã, á tarde ou levar de lanche para a escola. Os americanos chamam esses bolos de banana de "banana bread" e já vi em um blog de culinária a dona comendo com geléia... nunca experimentei, mas já me contento com o muffin em si. 



Muffin de Banana [adaptado do Bake at 350]
A receita original tinha noz moscada, sal, etc, que a criadora falou que dava um gosto especial... como não gosto de bolinho com gosto de sal e essas coisas, adaptei ela às minhas necessidades, colocando até mais banana, porque só duas ficou com gosto de farinha... Você pode colocar até o dobro de bananas! Mas com 3, fez toda a diferença. E também fica muito bom com Nutella, como na receita original!

Ingredientes:
2 xíc. farinha de trigo
1/2 col. (chá) bicarbonato de sódio
1 1/2 col. (chá) fermento químico em pó
1 pitada de sal (uma pitadinha, viu? Só para dar consistência!)
115g (1/2 xíc) manteiga sem sal
1 xíc. açúcar (usei mascavo)
1 ovo
3 (ou +, mas não coloque mais que o dobro !) bananas amassadas com um garfo (é bom aproveitar essas bananas que já tem pinta preta! Os muffins de banana são muito úteis para aproveitar essas bananas que já estão quase estragando!)
1/3 xíc. leite

  • Preaqueça o forno a 180o C. Unte uma assadeira de muffins com 12 "buracos" e/ou coloque as forminhas.
  1. Em uma tijela média, misture a farinha, o bicarbonato de sódio, fermento e sal com um fouet (não sabe o que é? Clica!
  2. Com uma batedeira elétrica, bata o açúcar e manteiga. Acrescente o ovo, bananas e leite.
  3. Com uma espátula de borracha, junte a mistura de banana com a de farinha. 
  4. Transfira para as assadeiras e asse por 20min. Faça o teste do palito (que é espetar um palito de madeira ou de metal, como nas cozinhas profissionais no centro do bolinho. Se sair limpo, tá pronto).
  5. Esfrie numa grade.
*Opcional: coloque nutella nos muffins recém-assados.

Façam essa receita, não vão se decepcionar (ou peçam para a mãe, né...). Quem fizer manda foto, per favore???


Nenhum comentário: