29 de março de 2013

Dicas para cozinhar I - Ingredientes

Olá, pessoal! Feliz sexta-feira da paixão! Nesse post, eu darei algumas dicas para cozinhar (não, não é receita, é dica mesmo.) e caso você não viaje nesse feriado (porque o trânsito está insuportável-eu li no jornal que a fila da balsa chegou a 7km!) você pode tentar fazer alguma receita babinha para sua família seguindo essas dicas!

Ingredientes
Isso é o mais importante. Antes de começar a receita, leia ela inteirinha, não tenha preguiça! Imagina, você está fazendo um bolo e... ACABOU O FERMENTO! Então, se precisar de algo, faça uma lista de compras para não se esquecer de nada.

Chocolate: compre chocolate de boa qualidade e que ainda assim, tenha um preço acessível. Eu gosto de comprar o Hershey's, que no meu super-mercado, pelo menos, custa R$3,00. Além de ser muito mais fácil de picar do que aqueles tijolões gigantes de chocolate do padre. 

Farinha: antes de tudo lembre-se: FARINHA FERMENTADA NÃO É A MESMA COISA QUE FARINHA DE TRIGO! Conto isso por experiência própria. Então, se você faz muito doce ou algo assim, tenha os dois tipos em casa. Sempre peneire a farinha, assim, ela fica mais soltinha, especialmente se a receita já pede farinha peneirada. 

Manteiga: a não ser que você vá fazer um salgado, sempre use sem-sal. Mesmo se a receita do bolo pedir com sal. Deixa a massa com um gosto meio estranho e salgado, óbviamente. Eu costumava sempre comprar manteiga barata e de qualidade ruim, mas lembre-se: o doce não é para você? E você merece o melhor, não é? Então, compre manteiga de boa qualidade, porque é algo que você está fazendo para si (ou para alguém...). Se não quer gastar tanto com manteiga, use Aviação ou Sereníssima, que são gostosas e tem um bom preço.

Ovos: isso já é uma questão de gosto, tem gente que prefere o branco e tem gente que prefere o caipira. Mas não se esqueça que o caipira foi botado por galinhas que vivem soltas e o branco por galinhas que vivem presas!

Açúcar: o melhor é usar demerara, cristal orgânico ou mascavo, porque são menos processados e assim, melhores para a saúde. Dá para substituir o refinado por cristal orgânico no caso de cookies e alguns tipos de bolo, mas para glacês e coberturas não tem jeito: tem que ser de confeiteiro mesmo. 

Armazenamento
Não, só colocar um prendedor na embalagem não é o suficiente. Essas dicas ainda são legais com a natureza, porque consistem em reutilizar vidrinhos de molho de tomate, mel etc!
Sempre coloque os ingredientes secos em vidrinhos (limpos) ou vidrões ou potões! Melhor ainda se forem daqueles que não deixam o ar entrar. 
E ainda, escreva o nome do conteúdo com caneta permanente, fica muito bonitinho!

Testando a qualidade
Ás vezes, a data de validade mente, sabia? Ingredientes secos demoram muito para estragarem, e se você seguir essa data tão rigorosamente e jogar fora, será um grande gasto de dindin e de comida! 
Qualquer ingrediente seco com cor meio clara que esteja meio esverdeado está estragado.

Farinha: coloque 1 colher de chá num copo de água e misture um pouquinho, se o cheiro for meio farinhento, é porque está bom.

Fermento em pó: coloque 1 colher de chá num copo de água morna ou um pouquinho quente, quando o fermento estiver bom, a água deverá borbulhar um pouquinho ou alguma reação deverá acontecer. Se nada acontecer, bye bye, fermento. 

Ovos: esta imagem já explica tudo: www

Gostaram das dicas? Ainda vem a parte II!

Nenhum comentário: